Cidades

Abandono de carros intriga moradores de bairro da Zona Sul de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Abandono de carros intriga moradores de bairro da Zona Sul de Niterói
|  Foto: Carros abandonados - Karina Cruz - Enfoco
Segundo moradores, alguns veículos estão no local há, pelo menos, três anos. Foto: Karina Cruz

Veículos que estão abandonados há mais de três anos em ruas do bairro de Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, estão intrigando moradores da região. De acordo com os denunciantes, alguns veículos têm registrado acúmulo de sujeira e prejudicado a reserva de vagas ao longo das ruas.

O caso acontece nas ruas Doutor Sardinha e Nossa Senhora Auxiliadora, que possuem vagas de estacionamento em ambos os lados. No entanto, vizinhos alegam vagas insuficientes devido ao grande movimento de prédios e casas na via.

“Tem família que tem dois carros, tem prédio sem garagem. Esses carros ocupam as vagas de quem precisa. Tem carro sem placa, com pneu arriado, com muita quantidade de sujeira. Além disso, temos relatos de pessoas dormindo dentro dos carros durante a noite e não sabemos quem são” informou o morador e funcionário público Marcos Vinícius.

Fiscalização

Procurada, a Comissão Permanente de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos, Transportes e Trânsito, da Câmara de Vereadores de Niterói, presidida pelo vereador Atratino (PL), informa que é de inteira responsabilidade do Executivo realizar ações de consulta em caso de suspeita de roubo, assim como em casos de remoção.

No entanto, de acordo com o inspetor geral dos agentes de trânsito de Niterói, Wagner dos Santos, a tipificação de carro abandonado não existe na lei, logo, se o carro não tiver nenhuma infração, não poderá ser removido o local.

"Isso é um mito, as pessoas veem o carro durante muito tempo em algum local e o consideram abandonado, mas se este carro não tem restrição judicial, não tem um mandado de busca e apreensão ou declaração de roubo ele pode ficar naquele local por anos, não há o que fazer com características de não uso. Esse caso ele não esteja em local de estacionamento proibido".

Wagner dos Santos.

Apesar disso, o inspetor informou que enviará uma equipe ainda nesta quinta-feira (3) para verificar se há alguma infração de trânsito. Em caso de roubo, o inspetor informa que é feito uma consulta e se for confirmado a polícia regional é acionado e o veículo retirado e encaminhado para um depósito público.

< Foragido da justiça é preso na zona norte de Niterói STF aprova medidas para diminuir letalidade da polícia no Rio <